ArtigosE-books

Como aprender HTML5 em 15 minutos

O que você precisa saber para migrar do HTML4 / xHTML ao HTML5 rapidamente?

Quem programa para a Web precisa estar sempre atento às novas mudanças, principalmente sobre as normas que regem os códigos de programação para que seu Site possa estar em conformidade com esses padrões e poder ter uma melhor visibilidade na Web. Outrossim, todas as novas atualizações trazem melhorias, novidades encima de versões anteriores que facilitam e muito o trabalho do programador.

Estamos na era do “layout responsivo” (ou “responsive design”), onde sites precisam adaptar os seus layouts para funcionarem em quaisquer tipos de dispositivos; desde as telas menores dos smartphones, passando pelas telas das tablets um pouco maiores e fechando com os desktops que vem em várias resoluções diferentes. 

Não é prático desenvolver um layout para cada resolução, mas com o advento do HTML5, criar um layout que se adapte a qualquer resolução de tela ficou muito mais fácil. No HTML5, o código fica mais limpo e mais legível – aumentando a produtividade dos web designers e diminuindo as dores de cabeça para caçar eventuais erros.

O HTML5 já é suportado pelos navegadores mais populares nas suas versões atuais; até o Internet Explorer na sua versão 9 roda o HTML5 relativamente bem! (Nunca sonhei que iria falar bem desse navegador).

A sintaxe do HTML5 é compatível com o HTML4 e xHTML. Quer fechar elementos com uma barra? Beleza. Não quer? Sem problemas. Prefere escrever em maiúsculas? Minúsculas? Tanto faz! Ou seja, você não precisa mudar o seu jeito de codificar, então não se preocupe.

O HTML5 é altamente adaptável e pra quem já possui conhecimento de xHTML / HTML4, aprender as novidades “vai ser sopa”. Para que você consiga aprender HTML5 em 15 minutos, você vai precisar de alguns ítens antes: Um computador (dã); Um navegador atualizado (Chrome, Safari, Firefox, Opera ou o IE9); Um editor HTML simples; Conhecimento básico de HTML4 ou XHTML1 (opcional); 15 minutos

O texto que você acabou de ler é uma pquena introdução do e-book “HTML5 em 15 minutos”, criado por Canha, como forma de ajudar rapidamente a entender as novidades do HTML5. Sem mais no momento, baixe o e-Book: Aprenda HTML5 em 15 minutos

Deixe uma resposta