Dicas

Como fazer backup de blogs no Blogger

Tutorial ensina como fazer backup de blogs no Blogger.

Você pode não acreditar, mas desde 2009, quando criei o blog Universo Jovem Adventista, nunca fiz o backup completo de meu blog. E para você não correr esse risco, veja como fazer backup de blogs no Blogger.

Algumas vezes fiz o backup apenas do template.

Eu sempre acreditei que por estar hospedado nos servidores do Google não teria nenhum problema com perda de dados, mas, pensar dessa forma é ignorar algumas regras importantes sobre a utilização dessa plataforma e a grande verdade  é: o Google não perdoa, nem dá satisfações quando algo não condiz com seus regulamentos. Com razão? Nem sempre!

A primeira vez que senti um calafrio e pensei que poderia perder o meu blog, que hoje tem mais de 500 artigos publicados, foi quando recebei uma notificação, alguns dias atrás, de que um blog meu tinha sido excluído do Blogger; então pensei: pode acontecer de eu perder o blog mencionado, caso acontecer qualquer erro de minha parte na utilização da plataforma.

Para você não correr o risco de perder todo o seu blog no Blogger, veja como fazer o backup de blogs no Blogger de seu conteúdo, nomeadamente as páginas, as postagens e os comentários.

Vale ressaltar que referente aos comentários, só é possível salvar comentários publicados no sistema de comentários do Blogger; se você usa o sistema de comentário do Facebook, Disqus ou Google+ não é possível salvá-los.

Passos para fazer o backup de blogs no Blogger:

Acesse o seu Painel no Blogger em draft.blogger.com, faça clique em ‘Configurações‘ e depois clique na opção ‘Outro‘ da mesma aba. Ao abrir a página, você tem a primeira opção ‘Importar e Fazer Backup‘.

*Importar lhe permite fazer o reverso do backup, ou seja, seria como se tivesse feito um backup anterior e agora quer importá-lo.

*Fazer Backup irá salvar uma cópia completa de seu blog.

Faça clique em ‘Fazer Backup‘ e abrirá uma aba com a opção ‘Salvar no seu Computador‘. Será baixado um arquivo com a extensão .xml.

O tamanho do arquivo vai depender da quantidade de conteúdo de seu blog.

A recomendação é que você faça uma backup semanalmente ou duas vezes por semana, caso sua rotina de publicação for constante.

Deixe uma resposta