Dicas

Onde encontrar imagens gratuitas para ilustrar seus artigos?

Banco de imagens gratuitas para ilustrar seus artigos

Um dos aspectos de suma importância que todo o Blogueiro deve ter sempre em mente quando escreve um artigo para o Blog, é a respeito das imagens que vai usar para ilustrar a sua publicação. E este artigo vai lhe ajudar a encontrar bancos de imagens gratuitas na Internet.

Hoje, mesmo que você não queira usar imagens dentro de suas publicações, você precisa usar uma imagem destacada em seus artigos, que é a que dá vida ao visual de site.

Se você entrar neste blog (Universo Jovem Adventista) e as publicação não tiverem nenhuma imagem destacada, imagine como seria o visual do site, um desastre, não é mesmo?

As imagens trazem vida, o colorido ao visual do site e, ainda, ilustra a publicação, ou seja, a imagem em si pode traduzir o seu conteúdo, mesmo que o leitor não tenha lido ainda o título da publicação.

O que os blogueiros fazem, normalmente, é entrar no Google, pesquisar uma imagem que ilustre o assunto que está sendo abordado e a copie e use em sua publicação e, muitas vezes, sem se preocupar em saber se aquela imagem tem, ou não, direitos autorais.

E, como já aconteceu muitas vezes, o autor da imagem reclama dos direitos autorais e às vezes até exige uma indemnização por isso. Isso leva-nos a pensar que precisamos ter um cuidado especial no momento em que buscamos imagens para ilustrar as nossas publicações em nossos blogs.

Existem muitos sites que disponibilizam imagens gratuitas para você poder usar em seus artigos.

Veja esses links abaixo, são de sites onde você pode baixar imagens gratuitas para ilustrar as suas publicações.

Essa referência de bancos de imagens gratuitas foi dada no Curso Segredos do Adsense, que ensina a ganhar dinheiro com a plataforma de monetização do Google, o Google Adsense.

Você pode ainda, caso deseja usar uma imagem com direito autorial, pedir ao autor o direito de usar essa imagem e dar os devidos créditos. Isso seria a forma correta de trabalhar na Web.

Alguns dias atrás, eu visitei uma página no Facebook para ler uma publicação recente, e quando vi a imagem ilustrativa da publicação, vi que a arte era minha.

Não questionei a princípio o fato de a imagem ter sido usada, mas depois eu percebi que colocaram uma marca d’água na imagem com o nome da página, aí sim, tive que entrar em contato com o administrador da página e dizer que aquela arte era minha e que não deveria usar marca d´água nela como se fosse sua propriedade.

Enviei o link da página no Pinterest onde divulgo as minhas artes para confirmar que a arte era minha. A pessoa aceitou “na boa”, e me deu os créditos na publicação.

A imagem foi encontrada através do Google, mas tinha uma url de origem, que indica de onde a imagem é, quem é o autor, onde foi publicado; então, é bom seguir esses caminhos até encontrar a fonte e usar a imagem de forma correta. Essa é a forma correta de proceder.

Os Portais Web de notícias fazem isso, constantemente, em suas publicações. Você sempre encontra no rodapé das imagens quem foi o fotógrafo, quem enviou a imagem, … Deve ser assim sempre.

Fica a dica e referência de onde encontrar imagens gratuitas para ilustrar suas publicações no blog.

Se você conhece mais sites que disponibilizam imagens gratuitas para usar em blogs, deixe comentário com o link. Será de grande ajuda. Obrigado!

Se você deseja ler mais sobre Plágios Online e essa questão de direitos autorais, recomendo ler esse artigo “Plágio: o e-book da blogosfera legalizada“, escrito por alguns blogueiros que trazem a tona esse assunto de muita importância em nosso trabalho como blogueiro.

Deixe uma resposta