Dicas

Liberar espaço em disco do computador com o Tuneup

As formas mais usuais de liberar espaço em disco é apagar alguns arquivos, desfragmentar o disco, usar um programa que faz limpeza de arquivos temporários, cache de navegadores, etc, mas e quando você nem tem idéia de quais arquivos estão ocupando mais espaços em seu disco? Nessa hora faz todo o sentido usar um programa que lista todos os arquivos do seu disco ou uma partição dela, exibindo o tamanho de cada um e você poder decidir o que apagar ou não.

Alguns arquivos desnecessários podem estar ocupando muito espaço no seu disco e você talvez nem se lembre, mas com o TuneUp Utilities você pode analisar a ocupação de memória e remover arquivos desnecessários sem erros. Veja nesse breve tutorial como liberar espaço em seu disco usando o TuneUp Utilities.

Se você ainda não tem o TuneUp Utilities instalado em seu PC, você pode baixar a versão de testes gratuitamente no próprio site do programa. Vale lembrar que o programa é pago e para uso permanente você precisa adquirir uma licença, que não é muito cara e poder usufruir de todas as funcionalidades do programa.

Depois de instalar o TuneUp, execute o programa e faça clique na Aba “Limpar” e veja as opções destacadas, conforme mostra a imagem abaixo:

TuneUp-Utilities-1

Na opção destacada à esquerda você encontra algumas funções do Windows, é exibida a quantidade de elementos (arquivos) e o tamanho. Ao clicar em “Abrir” o programa exibe todos os detalhes daquele elemento e a opção de “Limpar”.

Na opção destacada à direita, é exibida as unidades (disco) instalados em seu PC e três opções de limpeza: Localize e remova arquivos duplicadosLocalize e exclua grandes arquivos e Excluir dados com segurança.

Para encontrar os arquivos duplicados em seu PC, use a primeira opção, espere até o programa fazer uma varredura por esses arquivos e você analisa onde cada arquivo está salvo e decide se vai apagá-los ou não. Vamos ver a opção de Localizar e excluir grandes arquivos. Para isso, faça clique na segunda opção. Uma nova aba do programa é exibida e com a opção de você selecionar quais partições o programa vai fazer a varredura. Veja imagem abaixo:

TuneUp-Utilities-2

Selecione quando partição deseja e faça clique em “Avançar”. Depois de alguns instantes o programa exibe todos os arquivos da partição.

Acima é exibida a visão geral das maiores pastas e arquivos, veja imagem:

TuneUp-Utilities-3

Mais abaixo os arquivos são listados por Tipo, veja imagem:

TuneUp-Utilities-4

E finalmente é listado os 10 arquivos mais pesados daquela partição, veja imagem:

TuneUp-Utilities-5-1

Agora você só precisa analisar as opções listadas para cada tipo de arquivo e ver quais arquivos estão ocupando mais espaço em determinada partição e começar a removê-los, mas tenha atenção de não remover algum arquivo importante do Windows, caso apareça na lista, certo? Como saber disso? É simples: você o reconhece pelo caminho do arquivo. Se estiver na pasta C:\Windows melhor não fazer nada.

Espero que essa dica lhe tenha ajudado de alguma forma a dar um Up no seu disco com o TenuUp Utilities. Até a próxima dica.

Deixe uma resposta