Dicas

Página de Contato no Blog: tão importante quanto o artigo

Entenda por que é importante ter uma página de contato no blog.

Um tempo atrás eu assistia a um vídeo e a pessoa que comentava um assunto era administrador de Sites Institucionais e, em certo momento, ele mencionou a dificuldade que teve ao tentar entrar em contato com alguns blogueiros, justamente porque não existia uma página de contato no blog, nem perfil de autor ou algum link de contato.

Dias atrás, quando pesquisava por blogueiros adventistas e poder convidar a participar de nossa Comunidade de Blogueiros Adventistas no Facebook, eu tive a mesma dificuldade; muitos blogs não têm nenhuma página onde um usuário/visitante pode entrar em contato com o moderador do blog.

Eu entendo isso de duas maneiras:

  • o blogueiro pode não ter adicionado isso por algum motivo ou talvez nem saiba;
  • o blogueiro pode não querer interagir com os visitantes de seu blog;

Essa segunda ideia é uma das piores que um blogueiro pode pensar, porque o visitante de seu blog é uma pessoa, ela está no site porque algum conteúdo o interessa, e penso que se em algum momento ele precisar entrar em contato com o responsável do blog, ele deveria ter essa opção: uma página com um formulário, um link de perfil de redes sociais, um e-mail, telefone, …

Em alguns blogs no Blogger eu tive que pesquisar pelo perfil do autor no Blog e encontrar o e-mail usado para se conectar ao Painel do Blogger, o que poderia ser algo mais simples de se encontrar.

Conheço alguns blogs onde o moderador remove o formulário de comentário nas publicações; pessoalmente vejo isso da seguinte forma: é alguém que divulga um conteúdo para o visitante ler, engolir e não pode argumentar, nem dar sugestões, nem nada.

Isso não é uma relação. Eu mesmo nunca voltaria para o blog, como já fiz muitas vezes. Não é por que o blog é seu que você limita um usuário a dar a sua opinião sobre o que você escreve, porque o fato de você escrever no seu blog, não faz de você o dono da verdade nem da razão sobre o assunto abordado.

Eu entendo alguns blogueiros que fazem isso pelo fato de alguns assuntos, principalmente no meio religioso, serem polémicos, e para acabar com o debate remove o formulário de comentários.

Na verdade, o blog é seu e você pode fazer o que quiser com ele, no entanto, se a sua intenção é ter uma relação com quem visita o seu blog, você abriria espaço para comentários, dúvidas, questionamentos ou até protestos, o que não vai mudar a “verdade” do que você fala.

Mas, no momento em que você remove a página de contato no blog, você impede alguém de interagir com seu conteúdo, e você estará aumentando a taxa de rejeição de seu blog, porque nós não podemos pensar em nosso blog apenas como um restaurante onde a pessoa entra, come e cai fora.

Não é assim, a Web é interativa e essa relação entre você que é o dono do site e um visitante pode, sem sombra de dúvidas, fazer seu blog crescer.

Uma página de contato no blog é tão importante quanto o seu artigo. É o meio onde quem o visita pode entrar em contato com você e se você leva a sério o trabalho que faz, terá tempo para interagir com quem visita o seu blog ou permitir que ele entre em contato contigo quando ele precisar, independentemente se o visitante quer criticar, te xingar ou ajudar.

Tudo é bem vindo, porque você pode usar isso para oferecer algo melhor em seu blog.

// Leia também:

Imagine se eu remover o formulário de comentários e a página de contato no blog Universo Jovem Adventista!

Seria um desastre, porque as pessoas precisam de materiais e pedem, comentam as publicações, me corrigem quando cometo erros, informam links de downloads quebrados, ajudam a melhorar um artigo, dão ideias de materiais e tantas coisas mais. E isso é bom demais pra mim.

Tudo isso para lhe dizer que o seu site/blog precisa ter uma página de Contato.

Se você usa o Blogger já existe um Widget que adiciona um formulário de contato, apenas adicionando o widget onde você deseja; ou ainda adicionar uma página com as informações de contato sobre você.

Se usa o WordPress, você pode adicionar isso usando Plugins como o ‘Contat Form 7’.

Mas, se você não quer relação nenhuma com o visitante do seu site é fácil de se fazer também, basta remover tudo isso e ficar anônimo, só que não pense que isso vai lhe ajudar no crescimento de seu blog. Eu mesmo sou um dos que nunca vai ler um artigo lá. Irónico, não é? Risos…

Seu artigo é importantíssimo, razão de seu blog existir; a página de contato no blog é importantíssima, razão de que você não é anónimo na Web. Todas as vezes que você facilitar a interação entre você e o visitante de seu site, você está fazendo com que seu blog cresça.

Pense nisso e se o seu blog não tem informações de contato, adicione-o agora mesmo.

Deixe uma resposta