Dicas

Remova adwares, hijackers e barras de navegadores com o AdwCleaner

Você já reparou que a maioria dos sites de downloads de programas, hoje utilizam um gerenciador de downloads do próprio site ao você fizer clique para baixar um deles? Alguns sites, por reclamações de usuários já colocam um link alternativo para quem não deseja baixar via gerenciador de download. Na verdade, ninguém deseja baixar pelo gerenciador de downloads de nenhum site.

Isso não traz nenhum benefício a mais para o usuário, e sim, uma estratégia desses sites para divulgar outros programas patrocinados e ganhar dinheiro com isso, só que eles não falam isso, mas para um bom entendedor poucas artimanhas bastam, até porque se a pessoa deseja baixar outros programas ele procura pelos mesmos.

E, na maioria dos casos são adwares, hijackers e barras de navegadores. Percebeu que durante o download e instalação de um programa via gerenciador de download aparecem diversos outros programas pedindo confirmação para serem instalados? E imagine se você autorizar isso para cada programa que for instalar em seu computador.

Aplicativos como babylon, baidu, trymedia, Swvupdater e tantos outros são instalados na máquina e nos navegadores, e pra falar a verdade, para nada servem a não ser deixar o computador mais lento, os navegadores travando e são dos aplicativos que mais tiram o sério de qualquer um, pedindo a todo tempo atualização, autorização para scannear o computador e por aí vai. Para usuários leigos é um desastre ver a máquina cheio desses aplicativos e nem sabem como lidar com isso.

Recentemente um comentário meu foi removido no Baixaki porque falei essa verdade por detrás desses gerenciadores de downloads, mas entre essas pragas e a verdade, fico com a verdade, mesmo que removam todos os comentários, não me importo, pelo menos já sabem que nem todo mundo é ignorante quanto a isso. E o pior é que você entra o site e lá você encontra a propaganda de programas contra essas mesmas pragas, não é hipocrisia? Rssrsr

Se deseja remover essas pragas com facilidade, considere esse programa, o AdwCleaner. Sem necessidade de instalação o aplicativo faz uma varredura no sistema e exibe todas as pragas encontradas. Veja a tela inicial do programa:

adw-Cleaner

Ao clicar na opção “Examinar” o programa começa a análise no sistema e a barra de progresso exibe o andamento. Após terminar, exibe a seguinte tela:

adwCleaner

Você pode navegar pelas abas Serviços, Pastas, Arquivos, atalhos, Registro, Produtos e os Navegadores para ver o que o programa encontrou e que precisam ser removidos. Veja com atenção os arquivos que foram exibidos e para começar a limpeza, basta clicar em “Limpar“. Antes de prosseguir com a limpeza, feche todos os programas, salve seus trabalhos para não correr o risco e perder nada quando o programa pedir para reiniciar o computador. O programa faz a limpeza e pede pra reiniciar o computador para poder terminar de limpar todos os registros. Ao reiniciar, exibe a tela de log (registro) do que foi excluído.

Pronto! Seu computador está limpo dessas pragas que nos perturbam diariamente.

Dicas: no Google Chrome, você entra em Configurações do navegador (clique no canto superior direito no ícone no formato de três barrinhas uma embaixo da outra) e vai abrir a tela de configurações. No canto superior esquerdo clica em Extensões e apague todos os aplicativos que aparecem e que não foram autorizados por você para serem instalados.

No Mozilla você faz clique no Menu Ferramentas e depois clica em Complementos e você pode desinstalar Extensões e Plugins que não tenham sido instalados por você e depois reinicie o navegador.

Deixe uma resposta