Wordpress

Como configurar links permanentes do WordPress

Por padrão, a estrutura de links do WordPress vem da seguinte forma:

http://www.seusite.com/?p=183, onde o “p” se refere à página e o “183” o ID do post, mas essa extensão não é amiga de motores de busca, no sentido que não exibe as palavras chaves de sua publicação para indexação no Google ou em outros motores de buscas como o Yahoo, Bing.

Ou seja, para os motores de busca esse parâmetro /?p=183 não diz nada a mais do que um simples número, mas a intenção nossa ao otimizar nosso Site é agregalor um valor semântico à URL, para que os buscadores possam interpretar o que encontrarem na URL como um valor importante e não apenas um número.

Para mudar isso, visite o Menu Configurações do Seu WordPress e clique na opção “Links Permanentes”.

Na opção ‘Configurações comuns’ escolha ‘Estrutura Personalizada’. Logo no campo adicione %postname%/ ou %category%/%postname%/, caso deseja associar também a categoria da postagem, e salve a alteração. Pronto, dessa forma, em vez de exibir o “/?p=183” o link terá o título de sua postagem ou a categoria e o titulo da postagem, conforme sua escolha.

Obs.: eu tive muita dificuldade para fazer isso funcionar em meus sites, li muita documentação e não dava certo, até que achei uma dica bem simples, no meu entender, fiz de forma correta e deu certo.

Quando você colar o /%postname%/ ou /%category%/%postname%/ no campo referido e clicar para salvar as alterações, percebe que ele não salva isso automaticamente e pede que você atualize seu arquivo .htaccess no seu servidor; esse arquivo vem junto com os arquivos do seu WordPress. Mas, se você der as permissões 777 via FTP para esse arquivo, o WordPress já escreve o código necessário para você nesse arquivo “.hataccess” automaticamente e você não precisa fazer mais nada.

links-permanentes-no-wordpress

Simplificando: 1. dê permissão 777 ao arquivo .htacess2. cole o código /%postname%/ ou /%category%/%postname%/ no campo de personalização de links permanentes. 3. salve. Apenas isso. Depois teste a url de algum post para ver como ficou.

Se você não consegue visualizar esse arquivo nem via FTP, cria um arquivo de texto com o bloco de notas, com o nome .htacess.txt e envia para o ser servidor, adicionando-o junto com seus arquivos do wordpress, ou seja, na pasta raiz onde está seu WordPress. Depois, acesse o servidor via FTP e renomeie esse arquivo para .htacess ,apenas apagando o .txt

Feito isso, volte no seu WordPress e cole o código acima na Estrutura Personalizada e salve a alteração.

Obs. se seu provedor de hospedagem já permite Salvar alterações no código do template sem modificar as permissões do arquivo, ignore a dica acima relacionado ao arquivo .htacess. Basta você inserir a estrutura do link permanente que será salvo sem erros. Como alguns provedores não permitem isso, então faz-se necessário modificar as permissões do arquivo .htaccess.

Qualquer dúvida, deixe comentário.

Deixe uma resposta