DicasWordpress

Resolvendo a alerta de erro de slug no WordPress

É comum deparar com a alerta do WordPress “O slug {nome da categoria} já está sendo utilizado por outro termo” quando você tenta editar alguma Categoria de seus posts. A alerta já informa que o problema é que o slug no wordpress, referido, já existe e você não pode criar um outro com o mesmo nome. Exemplo: se você tem uma tag com o nome wordpress, ao tentar criar uma categoria com mesmo nome, o WordPress informa esse erro, e o contrário disso também acontece, impedindo de criar o mesmo slug.

Pode acontecer que o WordPress não exiba a alerta na hora de definir a categoria ou tag quando você define isso na hora de adicionar um post, mas o que acontece é o que WordPress irá renomeá-lo. Exemplo: wordpress-2.

Vou aproveitar de uma dica do Rogério Almeida que conseguiu resolver esse problema no seu blog acessando o banco de dados do projeto dele e fez um SELECT na tabela wp_terms, procurando pelo termo que gostaria de adicionar a sua categoria. Feito isso, encontrou um registro com o termo. Fez um DELETE, e logo após atualizou a categoria, via admin do WordPress, e podendo mudá-lo para o slug que desejava anteriormente.

Uma mensagem de sucesso irá aparecer e o slug será atualizado de forma correta. O SELECT que ele usou pelo termo, para verificar se ele já existia na tabela wp_terms, foi esse:

SELECT term_id, name, slug, term_group FROM wp_terms WHERE slug LIKE ‘%{o slug que você deseja adicionar}%’ 

Outro jeito de fazer isso é pesquisar na opção tags do Menu posts no seu painel WordPress pelo termo que se diz já existir; ao encontrar, veja que artigo está usando essa tag e você pode deletá-lo ou editá-lo, podendo assim usar esse slug no wordpress como categoria.

Pode acontecer também que um artigo que já foi deletado anteriormente e se encontra na lixeira esteja usando esse slug no wordpress, e sim assim for, você precisa excluir definitivamente o post para poder usar esse slug ou editá-lo.

Espero que essa dica ajude a alguém!

Deixe uma resposta